Perguntas Frequêntes
Caso sua dúvida não esteja nas perguntas frequentes, você pode solicitar informações adicionais na página de suporte. Em breve, teremos um fórum de usuários para que todos compartilhem suas dúvidas e se ajudem entre si.
Como baixo os arquivos da Fonoteca César Ades?
Usuários não cadastrados têm acesso livre e imediato para consulta e visualização de arquivos de áudio e vídeo, bem como de espectrogramas, por meio da página de amostras. O uso de arquivos e/ou bibliotecas completas é permitido apenas mediante cadastro e solicitação.
Como enviar arquivos para a Fonoteca César Ades?
Qualquer pessoa pode submeter registros sonoros para depósito, sendo caracterizada como doador. Os arquivos e metadados devem ser enviados via upload para um serviço de armazenamento em nuvem (como o Google Drive), e o link de acesso deve ser enviado por meio do formulário de envio.
Como posso obter os metadados dos arquivos para usar na minha pesquisa?
Os metadados correspondentes a todos os registros que não estiverem sob nenhuma carência ou restrição são categorizados como “Dados públicos”. A consulta a esses dados, exceto para aqueles que envolvem dados sensíveis e carências, pode ser feita sem necessidade de solicitação e justificativa prévia por meio da página de amostras. Dados de bibliotecas restritas precisam ser solicitados em conjunto com uma credencial de usuário na página de cadastro.
Posso usar os sons da Fonoteca César Ades na minha pesquisa?
Sim. O objetivo principal da base de dados é disponibilizar materiais e informações gratuitos para uso em atividades de ensino, pesquisa e divulgação científica.
Posso citar os sons da Fonoteca César Ades na minha pesquisa?
Sim, inclusive, de acordo com as políticas de uso, a citação é obrigatória, o usuário se compromete a creditar ao repositório digital FOCA e aos autores dos registros solicitados (mediante a citação de seus nomes) sempre que os dados forem utilizados para qualquer tipo de publicação ou atividade de ensino, pesquisa e divulgação.
